segunda-feira, 18 de abril de 2011

ETAPA 01- FÓRUM DE DEBATE MÊS DE ABRIL: PADRÕES DE COMPETÊNCIA EM TIC PARA PROFESSORES



Comente seu ponto de vista sobre o Módulo de Padrão de Competência, e relate os pontos positivos e negativos no contexto educacional com a realidade de nossa região.

MÓDULO EM ANEXO NO FIM DA PÁGINA.

10 comentários:

  1. É de fundamental importancia nos dias de hoje o uso das tics nas escolas, principalmente pelo fato que cada vez mais nossos alunos estão tendo contanto com novas invenções tecnológicas. No entanto, o papel do professor é de orientar o uso adequado das tecnologias , gerando desenvolvimento de conhecimentos.
    O ponto positivo que coloco em relação a nossa a realidade de nossa região , e que cada vez mais as nossas escolas estão equipadas com laboratórios de Informática , com isso diminuindo a exclusão digital.
    o ponto negativo é pelo fato que a maioria dos professores não sabem ainda como utilizar essa ferrramenta, com acaba o laboratório de informática sendo um a ferramemnta só de "pesquisa".

    ResponderExcluir
  2. as TICs trazem o mundo externo para dentro da escola
    e normalmente são associadas ao lazer e ao lúdico, por isso acreditam no seu poder de sedução e
    aproximação do aluno ao conhecimento.
    Se o professor souber explorar bem o trabalho com as mídias, ele terá o poder de
    conscientizar e transformar a visão dos alunos para ajudá-los a compreender o mundo e as mídias .

    ResponderExcluir
  3. O uso das TICS se torna cada vez mais necessário nos dias de hoje em nossas escolas. Cabe ao professor orientar os alunos a um melhor aproveitamento dessas ferrmanentas, pois sabemos que a maioria dos jovens hoje em dia têm acesso à Internet, onde muitas vezes não sabem como aproveitar esse recurso.
    Infelismente, ainda alguns professores não estão por dentro dessas transformações ou mesmo resistem em se inteirar, o que é ruim para todos.

    ResponderExcluir
  4. É evidente que o professor deve interar-se sobre as novas tecnologias, até mesmo por que temos que está preparados para o uso das novas ferramentas e acompanhar a evolução tecnológica que está vivendo a atual geração. O uso das TICs é de grande auxílio para o professor inclusive para tornar as aulas mais compatíveis como as que esperam o alunado. Pode-se perceber que o uso das TICs na educação trás muitos pontos positivos como, por exemplo, aulas mais interativas, dinâmicas e turbinadas onde o aluno sente a necessidade de melhor contribuir com as atividades realizadas em sala, mas ao mesmo tempo pode ser um obstáculo na vida do professor quando este não domina as ferramentas e nem tem tempo ou disposição para aprender o novo.

    ResponderExcluir
  5. É evidente que o professor deve interar-se sobre as novas tecnologias, até mesmo por que temos que está preparados para o uso das novas ferramentas e acompanhar a evolução tecnológica que está vivendo a atual geração. O uso das TICs é de grande auxílio para o professor inclusive para tornar as aulas mais compatíveis como as que esperam o alunado. Pode-se perceber que o uso das TICs na educação trás muitos pontos positivos como, por exemplo, aulas mais interativas, dinâmicas e turbinadas onde o aluno sente a necessidade de melhor contribuir com as atividades realizadas em sala, mas ao mesmo tempo pode ser um obstáculo na vida do professor quando este não domina as ferramentas e nem tem tempo ou disposição para aprender o novo.

    ResponderExcluir
  6. Precisamos aprender a lidar com a diversidade,com a rapidez de acesso às informações,já que atuamos numa realidade em que são muitas as possibilidades de comunicação e interação.O professor como responsável de repasse de informações e também um orientador,precisa se inteirar do uso das TICs, considerando que a maioria dos alunos têm acesso à internet e precisam receber um direcionamento para o uso adequado dessa ferramenta.Nota-se que a facilidade de acesso às mídias é cada vez mais comum,as escolas estão repletas de computadores, embora ainda haja,por parte de alguns professores, uma resistência em utilizá-lo,o que torna difícil o trabalho.

    ResponderExcluir
  7. É evidente que o uso da tecnologia passa a ser essencial para que possamos obter um bom êxito nos conteúdos ministrados, porém ainda não temos preparo suficiente para manuseá-la. Percebe-se que a maior parte dos nossos educandos têm acesso ao uso da Internet, porém não são bem direcionados o tempo destinado ao uso da mesma. Dessa forma, cabe a nós educadores orientá-los melhor e para que isso aconteça é necessário estarmos preparados.

    ResponderExcluir
  8. A revolução industrial assim como a revolução digital induziram a sociedade a se adequarem ao “novo”. Para de fato haver a interação com as TICs é necessário um computador, o acesso as redes e o domínio das ferramentas. As tecnologias possibilitam acessibilidade a vários segmentos. No que diz respeito a educação,é bom considerar dois parâmetros: o primeiro que o uso das TICs no âmbito educacional facilite o manuseio das ferramentas promovendo a inclusão em termos de acessibilidade e resultados; A segunda é garantir oportunidades.
    A função principal da inclusão digital é essencialmente a melhoria da qualidade de vida das comunidades, promovendo o conhecimento e geração de renda.
    Os avanços tecnológicos caminham aceleradamente e os investimentos precisam avançar no Brasil e em outros países, visto que , ainda se constata lugares sem nenhum acesso as novas tecnologias.
    Outro ponto relevante a ser debatido é a resistência do professor a fazer parte do cenário das TICs. Baseado em dados estatístico, o professor como mediador direto do conhecimento precisa agregar o computador como mais uma ferramenta de trabalho, sem esquecer do giz, lousa e principalmente do livro didático. E também preparar seu aluno para os desafios da era tecnológica e o desenvolvimento econômico da sua região.
    Os pontos positivos da utilização das TICs na educação são basicamente:
    *A velocidade das informações;
    *Os softwares mais avançados;
    * O acesso as redes sociais como forma de comunicação direta e indireta;
    *Formas inovadoras de contextualização da informação.

    E os Pontos negativos no contexto de uso das TICs são:
    *Mal uso das redes sociais na internet;
    *Índice insuficiente de pessoas incluídas digitalmente.

    O retrato da inclusão digital na região do Cariri é bastante semelhante as demais regiões do Brasil. Apresentando oscilações informativas em diferentes setores da educação. Com a implementação de programas sociais e cursos de capacitação para uma certa porcentagem de professores. O que ainda é insuficiente para tornar a nossa comunidade escolar preparada para utilizar as novas ferramentas que aquecem o mercado tecnológico.

    ResponderExcluir
  9. O uso da tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia da população e na escola não deve ser difernte,a mesma tem como dever preparar seus alunos para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento.Mas é preciso que os professores fiquem atentos para essas mudanças procurando aprimorar seus conhecimentos para fazer um uso significativo dessa ferramenta,pois hoje a tecnologia é um recurso valioso em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  10. As tics representam um instrumento de grande valia no contexto escolar; ela transforma o ambiente de ensino em um espaço mais atraente, dinâmico, interativo. Sem dúvida, é uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem. Vale salientar que, pouco será sua utilidade se não usá-la de maneira adequada.

    ResponderExcluir