sexta-feira, 13 de maio de 2011

ETAPA 01- FÓRUM DE DEBATE DO MÊS MAIO - PADRÕES DE COMPETÊNCIA EM TIC PARA PROFESSORES MÓDULO: DIRETRIZES DE IMPLEMENTAÇÃO

        Comente seu ponto de vista sobre o Módulo de
DIRETRIZES DE IMPLEMENTAÇÃO
, e relate os pontos positivos e negativos no contexto educacional com a realidade de nossa região. Tem algum desafio para ser superado neles? Caso sim qual? E como você poderia trabalhar conforme as sugestões propostas nesses dois ultimos Módulos de Padrão de Competência em TIC para Professores.

8 comentários:

  1. A implementação das tecnologias an educação trará uma reforma na educação, disso não há dúvidas, as aulas passaram a ser menos enfad eehno os alunos mais preparados para o mercado de trabalho, pois já estão familiarizados com as ferramentas dos futuro. Será uma carga a menos na vida do professor, que ficará livre de tantos papéis. Mas, se levarmos em conta o professor em si, este estará sujeito a não acompanhar a modernidade e ai será tido como ultrapassado, arcaíco. Suas aulas odperão ser um constrangimento tanto para ele quanto para os alunos. Os mediadores do conhecimento de hoje mal tem tempo de preparar uma boa aula, pois sua carga horária ultrapassa seus limites e ele necessita trabalhar pois o salário não dá para bancar com as despesas, imagine só se ainda tiver que preparar uma apresentação no Power point para o dia seguinte. Deve se estudado uma forma de conciliar o tempo do professor para cursos de preparação para uso das TICs como está ocorrendo, com mais frequencia, claro.

    ResponderExcluir
  2. A principal caracteristica é preparar uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias, apoiando a produção econômica inclusive melhorar as habilidades básicas da alfabetização na tecnologia, ajudando os alunos a adquirirem habilidades nas TICs nos seus cotidianos.
    Ana Lucia Vieira de Brito

    ResponderExcluir
  3. O uso das tecnologia no processo educativo é de suma importância, mas é de fundamental importância o preparo do educador para o manuseio desses instrumentos. Acredito que tem facilitado muito a vida do professor, pois através de sites educativos podemos preparar atividades diversificadas. Porém ainda temos alguns empecilhos, tais como: tempo para o educador está preparado ao uso das tecnologias e condição igualitária para todos os educandos.
    Cada educador pode utilizar a Internet para a realização de pesquisas de( provas, músicas,vídeos). E assim conduzir explicações e atividades no Laboratório de Informática ou utilizando a Data Show.

    ResponderExcluir
  4. Utilizar as tecnologias no desenvolvimento de atividades educativas é uma maneira de proporcionar melhorias na aprendizagem como um todo, embora o educador enfrente alguns obstáculos para isso.Primeiramente por que antecedendo o uso deveria haver uma melhor preparação, mas não há a disponibilidade por parte do educado, que se veem obrigados a trabalhar um número de horas bem maior do que o que deveriam.Mas mesmo com os empecilhos devemos utilizar as ferramentas como meio de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

    ResponderExcluir
  5. A grande importância do uso das TICs na educação deve-se as constantes mudanças que o mundo vem sofrendo com tanto avanço tecnológico. Cabe portanto a cada um, professor e aluno procurar se atualizar para acompanhar essas mudanças, já que a tecnologia veio sim para facilitar também o processo de ensino aprendizagem. Muitas vezes o que falta a nós educadores é tempo ou em alguns casos, recursos para preparar aulas utilizando essas tecnologias. Só precisamos de outros cursos como esse do qual estamos participando para que possamos mais facilmente planejar aulas mais dinâmicas.

    ResponderExcluir
  6. Seguir o que se pede nos padrões de competência em TICs seria uma forma excepcional de trabalho. Porém tais padrões fogem à nossa realidade. Sabe-se que os professores não obtiveram nenhuma formação nessa área. Sugestionar competências de tal o grau sem contextualizar-se com a situação geral das regiões em que, além do uso da tecnologia ser defasada, a resistência de profissionais que, sob hipótese alguma pretendem ser adeptos, é estar fechando os olhos frente a realidade. Portanto, elaborar essas diretrizes antes de enfatizar a formação inicial na área das tic's é está sendo relapso, pois para que tais diretrizes funcionem é necessário que implementar as tic's na base da formação profissional.

    ResponderExcluir
  7. Eu Maria das Graças penso que ainda existem muito o que fazer para melhoramos usos das tics nas escolas. As politicas publicas atuais ainda não contemplam de forma satisfatório o acesso das novas tecnologias por parte dos nossos alunos. Assim como a disponibilidades de tempo para os professores aperfeiçoarem sua práticas educacionais utilizando-se desses meios.
    Eu Neriolando profissional da educação,entendo que uso das tecnologias é de suma importância no processo educacional, más infelizmente os profissionais tem tido muitas dificuldades por não ter tido no sua formação esse conhecimento e só agora é que nós estamos tendo a oportunidade de iniciarmos esse processo .

    ResponderExcluir
  8. Essa diretrizes nos fazem refletir sobre o quanto o uso das tics tornou-se essencial no meio acadêmico, transformando as atividades pedagógicos nas dinâmicas e atraentes. Um aspecto negativo que se pode destacar é o fato de que muitos professores ainda não estão capacidades para o uso dessas ferramentas de forma correta, ainda são limitados, contidos.

    ResponderExcluir